MIXTAPE#5 - MADCHESTER

Só o ano passado tive o prazer de ver o obrigatório 24 Hour Party People (shame on me) que teve o condão de me fazer admirar ainda mais aquela época do aparecimento/queda da mítica Factory Records, do visionário Tony Wilson, da louca Haçienda, o início da cultura Rave, aquele espírito de desafiar convenções, de diversão intrínseca, a oportunamente denominada Madchester, uma das fases da história da música que mais me fascina.
Neste regresso às mixtapes, pretendeu-se uma espécie de homenagem a essa época e a essas pessoas, assim como algumas influências que deixaram.
Espero que desfrutem desta horinha de história, já que esta foi provavelmente a mixtape que mais gozo me deu fazer. Como habitualmente, podem simplesmente ouvir ou fazer download no player abaixo.
ACID!



[Intro] - Introducing the Haçienda*
1_A Certain Ratio - Do The Du (1981)
2_The Farm - Groovy Train (1990)
3_The Charlatans - Weirdo (1992)
4_Quando Quango - Love Tempo (1983)
5_The Beloved - Hello (1990)
6_Primal Scream - Don't Fight It, Feel It (Single Mix) (1991)
7_Bloc Party - One More Chance (2009)
[interlúdio]_The beatification of the beat*
8_A Guy Called Gerald - Voodoo Ray (1988)
9_New Order - Fine Time (1989)
10_808 State - Cubik (1990)
11_Gorillaz - People (2007)
12_Ian Brown - Stellify (2009)
13_Happy Mondays - Step On (Twistin' My Melon Mix) (1990)
14_The Stone Roses - Waterfall (12'' Remix) (1992)
15_Mock Turtles - Can You Dig It (1991)
[Final]_30 grand for a fucking table?*

* - falas retiradas do filme 24h Party People.
E se o mundo fosse perfeito iríamos todos este fim-de-semana à nova FAC251 (só muda o "2"), que abriu há menos de um mês pelas mãos de Peter Hook (ex-New Order) situada exactamente no local da antiga Factory Records. Uma espécie de segunda vida da Haçienda. Um dia, um dia...

4 comentários:

Planeta Pop disse...

Bom, "miúdo", muito bom.
Mas que bela Mixtape, com falas do filme e tudo. Esmeraste-te, caro amigo.
Recordo com nostalgia esses tempos em que nos bares do Bairro Alto não se ouvia outra coisa. O que eu curti ao som dessa gente. Belos tempos (conversa de velho, eh eh...).
Os Happy Mondays eram tão grandes, nessa altura. A malta hoje nem faz ideia. Esses tipos eram os Animal Collective e os LCD Soundsystem da da época, em termos de unanimidade de consenso critico.
Houve outras coisas desse tempo, que acabaram por ser associados à cena "Madchester" que também tiveram muita piada: INSPIRAL CARPETS ("Bitches Brew", genial!), FLOWERED UP, CHAPTERHOUSE, os JAMES da fase "Sit Down", SOUP DRAGAONS (com o mítico "I'm Free")...e por aí fora. Se não conheces, devias investigar, pois achoq ue vais gostar de algumas coisas.

Abraços

Breites disse...

Muito obrigado pelo feedback Astro!

Não desfazendo na actualidade, esses deveriam ser tempos gloriosos.

Antes de avançar definitivamente para esta mixtape fiz naturalmente um trabalhinho de casa mais aprofundado e acabei por conhecer ainda mais coisas, entre elas os nomes que falas. Pena não caber tudo num concentrado de uma horita...
Mas já que era sobre uma época tão marcante e importante preferi demorar mais uns dias (até porque o tempo disponível tem sido escasso) e fazer uma coisa que passado um tempo não viesse a pensar "podia ter melhorado aqui ou acrescentado ali". No geral, fiquei contente com o resultado final, para além do prazer que me dá fazer estas brincadeiras.

Ainda bem que gostaste ;)

abraço

playlist disse...

Sim seeenhor! Se vivesse nesse tempo mudava-me para MANCHESTER. O Esteves Cardoso é que a sabia toda, apanhou a cena desde o inicio e ainda deve ter andado a curtir na carrinha peuget do Tony Wilson...BOA MIXTAPE

Breites disse...

Playlist, já previa que fosses gostar disto, obrigado pelas palavras.

Esse MEC não é tonto de todo, não... Olha, eu acompanhava-te! hehe

abraço