SOLTAS:



Le Corps Mince de Françoise - Something Golden

LA ROUX IN HEAVEN (17)

No seguimento da brilhante colaborações de Little Boots com Gary Numan no mesmo programa da BBC6 Music, chegou agora a vez da novata La Roux se juntar aos históricos Heaven 17. O resultado foi este:



Podem saber mais sobre esta colaboração (que poderá não ser assim tão esporádica...) no Planeta Pop e ver mais vídeos na pagina da BBC6 Music.

DELPHIC COM NOVO VÍDEO

Chego a casa com o disco dos Delphic acabadinho de comprar na mão (a capa ao vivo é ainda mais magnífica) e levo com mais uma novidade desta rapaziada. Acaba de ser conhecido o vídeo para Halcyon, o 4º single retirado de Acolyte, brilhante disco de estreia da banda de Manchester. Como já é hábitual, o vídeo é também muito muito bom:


VAMPIRE WEEKEND - CONTRA

Consta que até há poucos dias fez frio, neve e chuva por este país fora... O que sei é faz sol desde o primeiro dia em que pus o segundo disco dos Vampire Weekend a rodar pela primeira vez (é mentira mas fica bem dizer isto). Contra começa com a euforia delicada de Horchata mas é com Cousins (passou por cá em Novembro) que os betinhos de Brooklin rockam como gente grande. Pelo meio há sol californiano, inusitados sintetizados em correria (o teclista Rostam Batmanglij, que produziu o disco e tem como projecto paralelo os Discovery, não será aqui inocente), um filho diplomata com queda para a paródia, um disco menos directo e catchy que a estreia mas que acaba por a superar. Nevou mesmo lá fora?



Horchata:


TOP 2009 por ANDRÉ NEVES

Olá de novo malta, já bem dentro de 2010 venho cumprir a promessa já fora de horas de apresentar também a minha lista daqueles que mais me impressionaram no velhinho ano de 2009 no que há música diz respeito. E grande parte deles, ou talvez todos eles, tiveram aqui ou ali, influências do grande rei que partiu e deixou para sempre um grande vazio na música como a conhecemos hoje.

Descansa em paz Mr. Jackson.

Mas como é de alegrias que este blog vive falemos dos artistas que se destacaram em 2009. Muitos e bons foram os registos que marcaram 2009, ora bandas que estão agora a dar os primeiros passos (e que passos), ora velhas raposas que manteram o seu indubitável valor em altas, 2009 foi um ano pródigo em bons registos. Ao contrário do Breites, eu acho que saiu um álbum que bateu os demais aos pontos. Trata-se do segundo registo dos londrinos The Horrors intitulado Primary Colours. O quinteto demonstrou uma explosão art-rock intimista que nos transporta para os sombrios anos 80, algo sublime e que perdurará para além de 2009.
No que toca a estreias destaco o fenómeno pop La Roux, a bela Florence e a sua máquina, ou os super melodiosos The Big Pink. Quanto a gente já habituada a estas andanças gostaria de mencionar o segundo registo dos Wild Beasts, ou o super fascinanto-inventivo Merriweather Post Pavilion dos Animal Collective.
Quanto ao que se fez por cá venho manifestar as minhas mais humildes desculpas por ter estado completamente desatento ao fenómeno musical nacional. Excepção feita talvez aos títulos de Mazgani, David Fonseca e do grande Tigerman, com este a merecer mesmo honras de top.
Como já faço esta lista bem tarde, 2010 já se revela agitado, com nomes sonantes a trabalhar em discos para o corrente ano, dos quais aguardo ansiosamente pelo 3º álbum de originais dos Arcade Fire, arriscando já dizer que o melhor álbum de 2010 já está escolhido sem nunca o ter ouvido :D

ÁLBUNS

Álbum do ano:
The Horrors – Primary Colours

Outros 20 álbuns que marcaram o meu ano (sem ordem de preferência):

Fever Ray – Fever Ray
Julian Casablancas – Phrazers For The Young
Junior Boys – Begone Dull Care
La Roux – La Roux
The Big Pink – A Brief History Of Love
Wild Beasts – Two Dancers
Franz Ferdinand – Tonight: Franz Ferdinand
Florence and The Machine – Lungs
Animal Collective - Merriweather Post Pavilion
Dirty Projectors - Bitte Orca
Arctic Monkeys – Humbug
Yeah Yeah Yeah´s – It´s Blitz
Antony & The Johnsons – Crying Light
The XX – The xx
The Legendary Tigerman – Femina
Mumford And Sons - Sigh No More
Juan Maclean – Future Will Come
Kasabian - West Ryder Pauper Lunatic Asylum
Camera Obscura - My Maudlin Career
Various artists – Dark Was the Night

30 FAIXAS
(apenas uma por banda)

The Horrors – Sea Within a Sea
Wild Beasts - All The King´s Men
Animal Collective - My Girls
Arctic Monkeys - Cornerstone
Muse – The Resistance
The XX – VCR
Fever ray – If I Had Heart
Chew Lips – Solo
The Big Pink – Dominos
Kasabian – Fire
The Drums – Lets Go Surfing
The Yeah Yeah Yeah´s – Zero
FrYars – Visitors (feat. Dave Gahan)
LCD Soundsystem – Bye Bye Bayou
The Invisible – London Girl
The National - So Far Around the Bend
Editors – Papillon
The Temper Trap - Sweet Disposition
Arcade Fire – Lenin
Julian Casablancas – 11th Dimension
Hercules & Love Affair – I Can’t Wait
The Legendary Tiger Man - Life Ain't Enough For You
Grizzly Bear - Two Weeks
Junior Boys – Parallel Lines
Franz Ferdinand – No You Girls
Florence & The Machine – The Dog Days Are Over
Mumford And Sons – Little Lion Man
Empire of The Sun – We Are The People
Passion Pit – The Reeling
PJ Harvey And John Parish – Black Hearted Love

E assim me despeço desta vez com as minhas escolhas, que são isso mesmo, minhas. Já é um bocadinho tarde para dizer isto mas já agora um óptimo 2010, cheio de música da boa, para todos os cibernautas que visitam o blogue, e já agora para os outros também!

André Neves

O. CHILDREN by THE GOLDEN FILTER

Um dos singles que mais me surpreenderam o ano passado - porque nunca tinha ouvido falar em semelhante gente e foi uma descoberta completamente ocasional - foi esta extremamente viciante Dead Disco Dancer, dos londrinos O. Children, que passou cá por casa em Setembro. O refrão e a voz grave insistiam em ecoar na minha cabeça... Desde essa altura não tive mais novidades desta rapaziada mas entretanto esta remistura dos meus adorados The Golden Filter veio-me obrigar a ouvir esta faixa de forma insistente outra vez e lá voltei a sussurrar inconscientemente "...disco dance is dead"...
Esta remistura foi incluída no meu Top 2009 e fica agora para audição:



Os mais atentos ou quem acompanha o WPAMH através do Facebook já deve saber mas aqui fica o anúncio: Depois de inúmeros teasers e enigmas os The Golden Filter anunciaram na passada Sexta-feira o seu disco de estreia para dia 26 de Abril. Voluspa é o nome do dito cujo, ansiosamente esperado cá por casa.

REMIX: CLASSIXX

Tenho para mim que a dupla californiana Classixx são dos tipos que andam por ai a fazer mais remisturas interessantes na proporção quantidade/qualidade. Depois de Lisztomania dos Phoenix, que já passou por cá, ficam mais alguns exemplos:

Mayer Hawthorne - Green Eyed Love (Classixx Remix):



Yacht - Psychic City (Classixx Remix):



Holy Ghost! - I Will Come Back (Classixx Acapulco Nights Version):



NOVIDADES XX

Acaba de ser conhecido mais um vídeo para novo single dos The XX. Os enigmáticos jovens londrinos que marcaram para sempre o ano 2009 e que entretanto se viram reduzidos a três, escolheram agora o tema VCR. Não é a minha preferida do disco mas não deixa de ser uma grande música:



Ah! O vídeo foi dado a conhecer em primeira mão pela Pitchfork.
Como sobremesa fica ainda esta excelente remistura dos meus desconhecidos Them Jeans para Shelter que ouvi esta semana no Stereo Beatbox:


DELPHIC

Em estreia aqui em casa, os Delphic são apesar disso uns "velhos conhecidos" do senhorio. No passado Verão, aquando da passagem da banda de Manchester pelo Alive!, ja Counterpoint rodava com insistência por cá. O último single a chegar foi Doubt e ai acabaram-se as dúvidas: os Delphic eram mesmo uma das estreia mais aguardadas para este ano. No Natal já se conseguia ouvir Acolyte - assim se chama o álbum de estreia com a belíssima capa que ilustra este post - e desde ai que me tem feito muita e boa companhia, confirmando as expectativas criadas. Adeptos da pop electrónica à la New Order, não deixem passar isto!







ALEX METRIC

Alex Metric é um músico, produtor e Dj britânico que gerou grande burburinho na blogosfera no último ano e prepara-se agora para lançar o primeiro álbum. Dos artistas a que deitou a mão para remisturar contam-se Ladyhawke, La Roux, Beastie Boys, Tresure Fingers, Phoenix, Bloc Party ou Adam Freelender. A semana passada saiu o vídeo para o original It Starts e ele aqui fica agora, juntamente com uns mais uns brindes.
Para acompanhar em 2010 mas não aconselhável a corações fracos!



Head Straight:



Adam Freelander - Under Control (Alex Metric remix):



Bloc Party - One More Chance (Alex Metric remix):


ISLANDS with MICHAEL CERA

Os Islands são uma banda canadiana, amigos dos Arcade Fire e Wolf Parade, que fiquei a conhecer através deste single, retirado do disco Vapours de 2009. Apesar do álbum não me agradar muito esta No You Don't conquistou-me e revelou-se uma boa surpresa. No vídeo podemos ver o conterrâneo Michael Cera, cada vez mais um ícone para uma certa juventude, a alucinar sob o efeito de substâncias ilícitas. Tudo a brincar, está claro...


DETACHMENTS by MIRROR PEOPLE

Regresso com o novo remix de Mirror People, novo projecto de Rui Maia, para uma das maiores promessas de 2010, os Detachments. A excelente The Flowers That Fell, que os deu a conhecer ao mundo, ganha aqui uma roupagem mais fria que se adequa na perfeição a estes dias e à canção em si:


CLÁSSICOS:

we're on a road to nowhere.
come on inside.


CLÁSSICOS 2000 - MIXTAPE

Concretizando uma ideia do Simão, prontamente apoiada por mim, gravámos nos últimos dias de 2009 uma "mixtape da década". A ideia inicial era cada um escolher 10 músicas para que no final saísse uma coisa a rasar os 80 minutos de duração.
Obviamente que muita coisa importante ficou por escolher (aqui e anteriormente nos meus "Clássicos 2000"), numa década em que o mp3 e a internet revolucionaram por completo a maneira como ouvimos e temos acesso à música.
Por fim, chegámos a um resultado final que agradou aos dois e que passou por algumas escolhas mais pessoais e outras em conjunto. São perto de 70 minutos com alguma da melhor música que se fez na última década, tentando aqui e ali fugir a clichés e escolhas mais óbvias. Como habitualmente podem fazer download ou simplesmente ouvir no player abaixo:


1_Intro (David Carradine and Uma Thurman - "Truly And Utterly Bill"_Kill Bill II OST)
2_Arctic Monkeys - Old Yellow Bricks
3_Digitalism - I Want I Want
4_Bloc Party - Positive Tension
5_Fischerspooner - Emerge
6_Justice - DVNO
7_LCD Soundsystem - Disco Infiltrator
8_Hot Chip - Over and Over
9_Depeche Mode - John The Revelator
10_New Order - Krafty
11_The Kills - Last Day Of Magic
12_Franz Ferdinand - You're the Reason I'm Leaving
13_The Rakes - Open Book
14_Patrick Wolf - Tristan
15_Animal Collective - Peacebone
15_Radiohead - 15 Step
16_Gorillaz - Re-Hash
17_Cut Copy - Going Nowhere
18_Arcade Fire - Haiti
[Interlúdio: Pulp Fiction OST - "Zed's Dead Baby"]
19_The Strokes - On The Other Side

Como poderão comprovar, desta vez utilizámos um software de gravação distinto do que é utilizado para as mixtapes aqui de casa, o que permitiu efectuar passagens ao segundo e algumas brincadeiras pelo meio. Espero que desfrutem tanto como nós!

Podem ainda recordar algumas das coisas mais importantes para mim ao longo desta década, que fui apresentando aleatoriamente antes do final de ano, na etiqueta Clássicos 2000.