Os melhores de 2007

A faltar poucos dias para a entrada em 2008, chegou a hora de todos os balanços. Passo a apresentar as listas daqueles que foram, para mim, os álbuns do ano internacionais, nacionais e ainda uma selecção de 30 faixas (excluíndo faixas incluídas nos álbum referidos, para permitir uma maior abrangência nas escolhas). As escolhas são pessoais - e transmissíveis - e por isso é óbvio que não serão isentas...

ÁLBUNS INTERNACIONAIS

Álbum do ano:

LCD Soundsystem - Sound Of Silver

E como nem tudo na vida tem de respeitar uma hierarquia (neste caso de preferência) aqui ficam outros 20 álbuns que me marcaram em 2007, sem qualquer ordem específica:

Arctic MonkeysFavourite Worst Nightmare
The White stripes Icky thump
Arcade Fire Neon Bible
New Young Pony ClubFantastic Playroom
Klaxons Myths Of The Near Future
Shy ChildNoise Won’t Stop
!!! Myth Takes
StudioWest Coast
Yeah Yeah Yeah’s Isis EP
Map of AfricaMap of Africa
Of Montreal - Hissing Fauna, Are You The Destroyer?
EditorsAn End As A Start
Radiohead In Rainbows
Soulwax - Most Of The Remixes
Queens Of The Stone AgeEra Vulgaris
The Rakes Ten New Messages
Simian Mobile Disco Attack Decay Sustain Release
V.A. Death Proof Soundtrack
V.A. Kitsuné maison compilation 4
V.A. - Fabriclive 36 mixed by James Murphy and Pat Mahoney

ÁLBUNS NACIONAIS

  1. Wraygunn - Shangri-la
  2. Clã - Cintura
  3. David Fonseca - Dreams In Colour
[NOTA1:] Apresentados por ordem de preferência.

30 FAIXAS

Amy Winehouse - Rehab [vídeo]
The Noisettes - Don’t Give Up [vídeo]
The Wombats - Let’s Dance To Joy Division [vídeo]
The Cribs – Men's Needs [vídeo]
Glass Candy - Miss Broadway [ouvir]
Beirut - Elephant Gun [vídeo]
Babyshambles - Delivery [vídeo]
Supermayer – The Art Of Letting Go [ouvir]
Los Campesinos - You! Me! Dancing! [vídeo]
Spoon – Don’t Make Me A Target [ouvir]
Bloc Party - Flux [vídeo1] [vídeo2]
LCD Soundsytem - Freak Out/Starry Eyes [ouvir]
Van She – Kelly [vídeo]
The Holloways – Two Left Feet [vídeo]
To My Boy – Model [vídeo]
Maximo Park – Our Velocity [vídeo]
Gogol Bordello – Wonderlust King [vídeo]
Wolfmother - Woman (MSTRKRFT remix) [ouvir]
Digitalism – Pogo [vídeo]
Modest mouse – Dashboard [vídeo]
Patrick Wolf – Magic Position [vídeo]
The Shins - Australia [vídeo]
Interpol - The Heinrich Maneuver [ouvir]
Battles – Atlas [vídeo]
Feist – My Moon, My Man [vídeo]
Frankie Valli & The Four Seasons - Beggin' (Pilooski Re-Edit) [vídeo]
Justice – D.A.N.C.E. [vídeo]
Calvin Harris - Acceptable In The 80's [vídeo]
Hot Chip - My Piano [ouvir]
Sons & Daughters – Gilt Complex [vídeo]

[NOTA2:] As listas não são definitivas uma vez que pode-me estar a escapar algum nome neste momento. Se alguma faixa não for de 2007 não hesitem em dizer. Considerei a data de edição em Portugal, mas pode haver algum engano. Já agora, seria engraçado que dessem a vossa opinião, e porque não, fazerem as vossas próprias listas na secção dos comentários.

Don't Shoot Me Santa

Em época natalícia deixo-vos com uma curiosa canção de Natal pelos The Killers:



Bela camisola oh Brandon Flowers!

Agora já sabem, boas festas e portem-se bem... não vá o Pai Natal passar-se da cabeça!

Paredes de Coura Club

O Festival Paredes de Coura desceu (literalmente) à cidade! Por estes dias acontece no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, uma espécie de extensão do festival principal (Heineken Paredes de Coura Club é o nome oficial...). E digo extensão porque o line up não foge aos princípios que se vão poder confirmar outra vez este Verão, desta vez logo no início de Agosto...

Hoje é dia de actuarem os escoceses Sons and Daughters que se preparam para regressar aos álbuns. "Gilt Complex" é o single (e que single!) de avanço para The Gift, a sair pela Domino ja em Janeiro:

Queens Of The Stone Age


"Make It Wit Chu" é já o terceiro single daquele que foi para mim um dos discos mais injustiçados do ano (Era Vulgaris) por parte de alguma crítica... Josh Homme ainda não me convenceu que é capaz de fazer um mau albúm!


No vídeo - rodado em Joshue Tree, Califórnia - a banda actua para uma plateia de gente esfomeada....

Batata Quente

Em Maio deste ano foi editado mais um volume daquela que é talvez a mais prestigiada série de Dj Sets - "Dj Kicks" da editora !K7 - dessa vez a cargo dos ingleses Hot Chip que, com uma selecção bastante eclética, mostraram todas as suas influências enquanto banda. Desta vez os rapazes da batata quente voltam a carga já com olhos postos em 2008 e no seu terceiro álbum 'Made In The Dark' a sair em Fevereiro próximo... 'Ready For The Floor' é o segundo avanço para o álbum depois de ter sido revelada também o tema 'I Became A Volunteer'.

Para ouvir ficam esses dois temas, assim como 'My Piano', o tema original incluído na compilação Dj Kicks:





Cazals


Depois de apresentar ao mundo nomes tão ilustres como os Digitalism, Simian Mobile Disco ou Boys Noise a editora parisiense Kitsuné lança agora 'To Cut a Long Histoty Short', o novo single dos londrinos Cazals... É normal que este nome não vos seja estranho, é que trata-se mesmo de uma versão do velho clássico dos 80's da autoria dos Spandau Ballet! Este single fará parte do alinhamento de What Of Our Future, o disco de estreia a sair em Abril do próximo ano.

The Royal We

Ai estão mais novidades fresquinhas! O sexteto de Glasgow The Royal We apresenta-se ao mundo com este fantástico 'All the Rage', incluído do álbum hómonimo The Royal We...

Róisín Murphy

A irlandesa Róisín Murphy (ex-vocalista dos extintos Moloko - autores de hits globais como 'Sing it Back' ou 'Time is Now') acaba de lançar o seu segundo album, Overpowered. Depois de recorrer a Matthew Herbert para produzir Ruby Blue, Róisín Murphy esquece os ambientes mais jazzísticos e experimentais do primeiro álbum, para se rodear de gente como Andy Catto (Groove Armada) e Seiji (Bugs In The Attic), e se aproximar dos momentos mais dançáveis e energéticos que marcaram parte da carreira dos Moloko.

Para ouvir fica o primeiro single - homónimo - e ainda 'Pure Pleasure Seeker' dos Moloko.



Let's dance to Joy Division

2007 foi mesmo o ano dos eternos Joy Division... até este trio de Liverpool com nome de marsupial australiano (The Wombats) saltou para a ribalta - merecidamente digo eu - com este viciante "Let's Dance to Joy Division". Seguramente um dos singles do ano e que está incluído no primeiro longa duração da banda, A Guide To Love, Loss and Desperation.




Slimmy


Este electro-rocker nortenho radicado em Londres acaba de lançar o seu primeiro disco - Beatsound Loverboy - e tém algumas razões para estar confiante em relação ao futuro próximo... a música "Bloodshot star" passou num episódio da série CSI Miami e a "Self Control" pode-se ouvir num genérico de um programa desportivo da Sky Sports. Paredes de Coura apresentou Slimmy no novo palco Ibero Sounds mas eu faltei à chamada... Shame on me!



The Whip

Os The Whip são uma banda electro-rock-qualquer-coisa de Manchester, formada em 2006, e que se preparam para lançar o seu primeiro longa duração - a fasquia está colocada bem alta - no primeiro trimestre do próximo ano. Enquanto isso não acontece vão lançando singles, com a curiosidade de o terem feito por diferentes editoras..."Sister Siam" é o mais recente e sucede aos anteriores "Frustration", "Trash", "Muzzle#1" e "Divebomb".

Fiquem com o video do mais recente single e com os restantes para ouvir... Enjoy!









The Shins

Natalie Portman avisou Zach Braff no filme Garden State: "Os Shins vão mudar a tua vida!". Mudar a tua vida também não parece muito crível, mas que os Shins são muito bons parece-me inegável! Editado este ano, "Wincing the Night Away" é já o terceiro disco da banda, que só agora parece ter algum reconhecimento por cá... "Australia" é, para mim, uma das canções do ano!

Architecture In Helsinki

Os australianos Architecture In Helsinki chegaram este verão a Paredes de Coura com três álbuns de originais no bolso, e como tendo potêncial para ser a principal revelação do festival, os próximos Arcade Fire diziam alguns... A sua actuação deu ideia que poderia passar para um outro nível mas pareceu sempre faltar qualquer coisa, não se chegou a dar o "clic"... no fim ficaram algumas boas canções como este excelente e viciante "Hold Music".

Time for Heroes

Numa altura em que os extintos Libertines lançam um Best of - com apenas dois LP's lançados (!) - também os Babyshambles de Pete Doherty surgem cheios de novidades... Noticía-se o regresso aos palcos portugueses e um segundo LP. Depois da atribulada e pouco consensual (que Pete nunca foi, será ou há-de ser) passagem por Paredes de Coura, vão agora actuar no Coliseu dos Recreios a 8 de Janeiro onde apresentarão o seu novo albúm de originais "Shotter's Nation".
Pena que os Libertines não voltem à actividade, uma vez que eu continuo a pensar que se perdeu uma grande banda, que podia ter sido bem maior ainda, para se terem duas bandas (Babyshambles e Dirty Pretty Things de Carl Barât, ex companheiro nos Libertines) que não acrescentam grande coisa ao panorama actual...

Para ouvir fica o primeiro single de "Shotter's Nation", "Delivery"; "Bang Bang You're Dead" dos Dirty Pretty Things e ainda uma cover de"Eight Days a Week" dos Beatles gravada pelos Libertines em 2003 mas que nunca chegou a ser editada...






Milu, a feroz!

"Tens uma cadela mesmo feroz!"... este foi o comentário mais despropositado - não amira, vindo de quem veio - que fizeram sobre a minha Milu. Que descanse em paz...

Deus na terra (ou melhor, na Internet)!


Em 2003, os Radiohead lançavam o seu mais recente álbum (ainda com editora), Hail To The Thief, uma experiência bem sucedida resultante da mistura dos seus sons mais primitivos com o seu grande apreço pela electrónica e já agora, pela esquizofrenia.
Quatro anos depois, "já e ainda" sem editora, decidem (re)fazer-se à vida: fazem umas musiquinhas, aproveitam umas que até já existiam desde 1995 (Ok Computer) e pronto, eis que surge In Rainbows, mais uma criação genial deste quinteto britânico.
Foi já em meados de Setembro deste ano, através de mensagens encriptadas no seu website, que os Radiohead fizeram passar a ideia de que algo estaria para acontecer, talvez em Março; não sei se por incompetência dos descodificadores, ou por mera vontade de enganar toda a gente por parte da banda, a verdade é que dia 10 de Outubro estaria disponível o download de In Rainbows, pela módica quantia de...quanto os fãs quisessem oferecer, estando incluída a opção zero € (uma vez mais a velha máxima: só para quem pode!).
Desta forma, resta-me deixar uma breve introdução que mais não é que a primeira música do álbum, "15 steps", um aperitivo fabuloso para uma refeição que se revelaria ainda melhor.






Se Deus não existe na terra nem no céu, estará com certeza muito perto da última obra-prima dos Radiohead.


Este post é autoria de Simão Martins, que podem visitar no seu blogue Enquanto houver estrada para andar...
(altamente recomendado)

Bloc Party goes party?

Os Bloc Party preparam-se para apresentar a 12 de Novembro um single inédito. O tema chama-se "Flux" e foi tocado pela banda no programa Late Night With Conan O'Brien. Para ouvir também a versão de estúdio que realça ainda mais a natureza mais electrónica deste tema... A banda de Kele Okereke já anunciou que se prepara para começar a gravar o terceiro albúm de originais e a pergunta impõe-se: Irão eles adoptar esta sonoridade mais "sintetizada"?





Cooooonquest!!!

Este ano marcou o regresso dos White Stripes aos escaparates... e que regresso! Dois anos depois de Get Me Behind Satan, Jack e Meg White voltam às origem e a quitarra volta à proeminência do passado. Icky Thump é seguramente um dos albuns do ano e tem lá dentro uma pérola de rock mariachi em formato canção que dá pelo nome de "Conquest" , que nos sugere todas as imagens que nos passem pela cabeça que envolvam mexicanos de sombrero e ar meio vigarista.
No fim fica uma certeza... seja qual for o género a que se atirem, soam sempre a White Stripes!



Arctic Monkeys, os palhaços de serviço

"Teddy Picker" é o novo - para quando "Old Yellow Bricks"? - single retirado de Favourite Worst Nightmare, com edição marcada para Dezembro.

Tempo para recordar a brilhante apresentação que a banda fez para o single anterior , "Fluorescent Adolescent", no programa de televisão Friday Night with Jonathan Ross, em que se vestiram de palhaços (!) tal como os actores que aparecem no vídeo oficial do referido single.
Se isto não é originalidade...



Tempo ainda para ouvir o muito badalado tema resultante da colaboração com o rapper inglês Dizzee Rascal, incluído como b-side do primeiro single, "Brianstorm". De referir ainda que o rapper se juntou à banda no palco de Glastonbury para interpretar este tema, coisa inédita ao vivo...

Oioai quem escorrega também cai!

Agora sim consegui perceber quem diz que a Beyoncé, Shakira e Robbie Williams têm queda para a música... vendo os videos que vos deixo abaixo também vocês vão perceber porquê! Já os Interpol nunca desconfiei que não tivessem queda para a música... mas de costas meu amigo? É capaz de ter doído é...







Friday I'm in love

Os The Cure vêm a Portugal no próximo dia 8 de Março e hoje é sexta-feira. Esta poderia ser uma breve explicação para este post mas que no entanto vai muito para além disso... Vivam os Cure! Vivam as Sextas-Feiras! Viva o amor!

Arcade Fire... Between the click of the light and the start of the dream...

Depois de uma obra prima que arrasou 2005 - Funeral foi quase unanimemente aclamado como melhor do ano e abriu novos caminhos na pop - estes canadianos mostram este ano com Neon Bible que não foi obra do acaso (nem poderia ser...). "No Cars Go" foi inicialmente incluida no EP lançado antes do álbum de estreia e surge agora com novas roupagens em Neon Bible... Eu contei-lhes de um sítio onde nem as naves chegam! CHIU...

Funky mais funky não há!

!!! (chk chk chk) pois claro... Qual rolo compressor a maquina funky de Nic Offer vai espalhando o seu groove e arrasa tudo e todos à sua passagem. [Paredes de Coura registou com apreço este facto em dois anos consecutivos (!)]. Com o baixo e a percussão a marcarem violentamente o ritmo sob a voz nasalada de Nic Offer, não há inércia que resista... quem conseguir ficar imóvel que atire a primeira pedra!
Paralelamente este senhor teve outro projecto que ao que parece fechou a loja em 2005 chamado Out Hud...


Para ouvir deixo um remix de Emperor Machine muito bem conseguido para o tema "Must Be The Moon" que ainda realça mais a sua magnífica secção rítmica e o vídeo do tema "It's for You" dos referidos Out Hud.



Clube dos Póneis...

Os New Young Pony Club, que foram uma das minhas apostas para este ano, mostram agora com o seu primeiro álbum - Fantastic Playroom - que há vida para além de de um dos mais refrescantes singles deste verão, ICE CREAM. Vê-se por aqui New Wave, o baixo funky, melodias pop, mas há principalmente irreverência e jovialidade! De referir que proporcionaram um agradável final de tarde a quem se deslocou a Paredes de Coura... eu já esperava um bom concerto, mas não ao ponto de acabar a tirar fotos e poder estar a conversa com a energética "frontwomen" Tahita... Valeu!:)
Deixo-vos com "Tight Fit"...

Ups...

Desculpem mas não resisto... Viva o Gerard Way! Ups... afinal parece que não... é impressão minha ou caiu-lhe qualquer coisa a meio de um concerto? pois é... UMA BOLA A CAMINHO? isto só pode piorar... eu avisei!

Daft Punk Is Playing At My House

Para 1º post apresento a canção cujo título foi inspiração para o nome deste blog. Ou como James Murphy - o carismático lider dos LCD SOUNDSYSTEM e patrão da DFA - funde as electrónicas com o rock e a atitude Punk... Estávamos em 2005 e muito mudou desde então. Aguardem por mais notícias deste senhor dentro em breve...