Os melhores de 2007

A faltar poucos dias para a entrada em 2008, chegou a hora de todos os balanços. Passo a apresentar as listas daqueles que foram, para mim, os álbuns do ano internacionais, nacionais e ainda uma selecção de 30 faixas (excluíndo faixas incluídas nos álbum referidos, para permitir uma maior abrangência nas escolhas). As escolhas são pessoais - e transmissíveis - e por isso é óbvio que não serão isentas...

ÁLBUNS INTERNACIONAIS

Álbum do ano:

LCD Soundsystem - Sound Of Silver

E como nem tudo na vida tem de respeitar uma hierarquia (neste caso de preferência) aqui ficam outros 20 álbuns que me marcaram em 2007, sem qualquer ordem específica:

Arctic MonkeysFavourite Worst Nightmare
The White stripes Icky thump
Arcade Fire Neon Bible
New Young Pony ClubFantastic Playroom
Klaxons Myths Of The Near Future
Shy ChildNoise Won’t Stop
!!! Myth Takes
StudioWest Coast
Yeah Yeah Yeah’s Isis EP
Map of AfricaMap of Africa
Of Montreal - Hissing Fauna, Are You The Destroyer?
EditorsAn End As A Start
Radiohead In Rainbows
Soulwax - Most Of The Remixes
Queens Of The Stone AgeEra Vulgaris
The Rakes Ten New Messages
Simian Mobile Disco Attack Decay Sustain Release
V.A. Death Proof Soundtrack
V.A. Kitsuné maison compilation 4
V.A. - Fabriclive 36 mixed by James Murphy and Pat Mahoney

ÁLBUNS NACIONAIS

  1. Wraygunn - Shangri-la
  2. Clã - Cintura
  3. David Fonseca - Dreams In Colour
[NOTA1:] Apresentados por ordem de preferência.

30 FAIXAS

Amy Winehouse - Rehab [vídeo]
The Noisettes - Don’t Give Up [vídeo]
The Wombats - Let’s Dance To Joy Division [vídeo]
The Cribs – Men's Needs [vídeo]
Glass Candy - Miss Broadway [ouvir]
Beirut - Elephant Gun [vídeo]
Babyshambles - Delivery [vídeo]
Supermayer – The Art Of Letting Go [ouvir]
Los Campesinos - You! Me! Dancing! [vídeo]
Spoon – Don’t Make Me A Target [ouvir]
Bloc Party - Flux [vídeo1] [vídeo2]
LCD Soundsytem - Freak Out/Starry Eyes [ouvir]
Van She – Kelly [vídeo]
The Holloways – Two Left Feet [vídeo]
To My Boy – Model [vídeo]
Maximo Park – Our Velocity [vídeo]
Gogol Bordello – Wonderlust King [vídeo]
Wolfmother - Woman (MSTRKRFT remix) [ouvir]
Digitalism – Pogo [vídeo]
Modest mouse – Dashboard [vídeo]
Patrick Wolf – Magic Position [vídeo]
The Shins - Australia [vídeo]
Interpol - The Heinrich Maneuver [ouvir]
Battles – Atlas [vídeo]
Feist – My Moon, My Man [vídeo]
Frankie Valli & The Four Seasons - Beggin' (Pilooski Re-Edit) [vídeo]
Justice – D.A.N.C.E. [vídeo]
Calvin Harris - Acceptable In The 80's [vídeo]
Hot Chip - My Piano [ouvir]
Sons & Daughters – Gilt Complex [vídeo]

[NOTA2:] As listas não são definitivas uma vez que pode-me estar a escapar algum nome neste momento. Se alguma faixa não for de 2007 não hesitem em dizer. Considerei a data de edição em Portugal, mas pode haver algum engano. Já agora, seria engraçado que dessem a vossa opinião, e porque não, fazerem as vossas próprias listas na secção dos comentários.

6 comentários:

Simão disse...

Icky Thump em terceiro??
Forte, mas não muito consistente, até o In Rainbows ultrapassa essa malta toda.

Acho que os Klaxons deviam estar mais para cima, afinal de contas foram os grandes vencedores de 2007, ao arrecadarem o Mercury Prize.

Mas de resto até que gosto, gosto sim senhora!

Cumprimentos para ti, ó...

Breites disse...

Como devias ter lido puto Simão, os álbuns estão apresentados sem ordem de preferência...

Se quisesse estabelecer uma ordem de preferência os klaxons estariam mais acima mas nunca à frente de uns !!! por exemplo. Decidi não estabelecer uma ordem porque me era muito difícil escolher entre alguns álbuns que eu tanto ouvi e gostei este ano.

Quanto a Icky Thump é, para mim, um grande álbum, capaz de figurar no top5 do ano.

Cumprimentos e boas entradas :P

Anónimo disse...

ò puto Breites so queria fazer dois reparos repentinos, pk agr n tou com vontade de pensar mutio. Mas mesmo sem pensar muito apraz-me dizer que é lógico que o "nosso amor para admirar" dos Nova Iorquinos Interpol tem que figurar nessa lista dos 20+ do ano e a faixa que da início ao album, "pioneer on the falls" é sem dúvida uma canção para mais tarde recordar... Eu sou um rapaz que pode falar com mais conhecimento de causa pk afinal de contas tive no passado dia 7 de Novembro no coliseu dos recreios e gostei mt do k vi. Tu como blogger podias caprixar mais na onda dos concertos rapaz... Grande 2008 pra ti miudo k ja namora e tem um blog :D

André Neves

Breites disse...

sejas bem-vindo rapaz André :P

"Pionner to the falls" é uma grande faixa sim sr. mas não escolhendo o álbum para os 20 decidi colocar apenas uma musica de cada banda na lista das faixas e essa escolha recaiu na mais imediata "heinrich maneuver". Confesso que não tive paciência para ouvir o álbum com muita atenção (aparecia sempre outra coisa para ouvir e foi sendo esquecido), e por isso não consta das minhas escolhas.

Quanto aos concertos bem sabes que motivos de força maior me impediram de estar presente no SBSR para aquele que seria provavelmente o concerto da minha vida... mas ainda tive em Paredes de Coura (essa bela localidade), coisa que não te podes orgulhar :P
Mas ok, eu sei que me bates-te aos pontos...

Grande 2008 e cuidado quando andares de táxi ligeiramente embriegado :)

Anónimo disse...

Não tendo uma cultura musical comparável a tua, meu menino, mas não poderia deixa passar o facto de que a lista de álbuns portugueses é boa mas redutora...um projecto como Xaile não pode ser esquecido, tem qualidade, é sem dúvida fantástico.
Dos 3 álbuns nacionais Shangri-la a anos luz acima.
Mais um reparo, I want I want de Digitalism, na minha opinião uns furinhos acima da Pogo, mas eu não sou detentor da verdade absoluta, portanto...vou passar a visitar mais vezes, para aumentar o meu rol de conhecimentos e também para fazer umas "axegas"...um grande abraço campeão!!!

Breites disse...

Boas menino Duarte

O projecto Xaile pode ter muita qualidade - não ponho isso em causa - mas isto são listas pessoais, que têm reflectidos os meus gostos, logo esse projecto não entraria numa lista minha.

Quanto à música que referes de Digitalism, só tenho a dizer que o álbum poderia perfeitamente estar nos meus 20 +. Por aqui se vê não gostei so da Pogo mas do álbum todo e referi apenas a pogo porque foi a que ouvi mais provavelmente.

Esta história das listas é complicado :P Digitalism e mais 2 ou 3 nomes podiam muito bem estar na minha lista de álbuns. Por falar nisso, VHS or Beta foi uma banda que ouvi imenso este ano e só me lembrei deles depois de ter as listas feitas...