PLASTIC BEACH

Depois de algumas ameaças de que o projecto estaria acabado, os Gorillaz , velhos companheiros de aventuras (já lá vão mesmo 9 anos?) voltam em grande. Murdoc, Noodle, Russel e 2D estão mais velhos mas continuam danados para a brincadeira.
A entrada em Plastic Beach faz-se em dois actos. Primeiro com um instrumental da orquestra Sinfonia ViVa que nos faz viajar por breves segundos e depois com Snoop Dogg a dar as boas vindas ao mundo em que mergulharemos nos próximos minutos. A terceira faixa (White Flag) começa em tom oriental mas logo se transforma num grime bem ritmado com Kano e Bashy a fazerem as honras da casa.
Aguentaram bem até aqui? Então vão adorar o disco!
À quarta entra Damon Albarn e espalhar a magia habitual e a partir daqui há mais colaborações a fazerem mossa. Little Dragon baixa as bpm em Empire Ants antes da faixa entrar num electro tipicamente Gorillaz, Bobby Womack e o seu vozeirão arrasam em Stylo, há pura diversão cartoonesca em Superfast Jellyfish com Gruff Rhys e os De La Soul, Lou Reed mostra o seu lado mais doce lado a lado com Albarn na bonitinha Some Kind Of Nature, Mark E. Smith aparece numa caótica e abrasiva Glitter Freeze - bem à sua medida - e metade dos Clash dá o seu contributo em Plastic Beach (a faixa). E há mais!
Plastic Beach é desafiador, arriscado, ecléctico e digno de sair de uma cabeça de gente do calibre de Albarn. Um dos discos do ano cá em casa, obviamente!

Alinhamento e colaborações aqui, vídeo de Stylo aqui.

2 comentários:

João Baptista disse...

Obrigado pelo comentário na minha critica. Fogo eu ja tou a ver e que nao vou conseguir ir ver LCD Soundsystem e Gogol Bordello :(

Breites disse...

Eu vou só mesmo nesse dia! Já estive a ver e não tenho exames nos três dias seguintes... não posso falhar desta vez. Mas vamos andar apertados nessa altura...