HURTS


Os aprumadinhos Hurts são mais uma das novas bandas a manter debaixo de olho este ano. Esta dupla praticante de um synth-pop melancólico completamente 80's (facção "romântica"), chega de Manchester e já vai com dois singles. Para já é o segundo deles que mais interessa reter. Este Wonderful Life conta também com esta magnífica remistura do mestre Arthur Baker, incluída igualmente na compilação Kitsuné Maison 9 (aqui).

Épico!

FELDBERG

Enquanto aconselho vivamente o volume 9 das compilações da Kitsuné, aproveito para destacar - entre coisas novas que já aqui falei (Penguin Prison, Holy Ghost, Two Door Cinema Club...) e outras que pretendo falar brevemente (Jamaica, Silver Columns, Hurts, Monarchy...) - este torrãozinho de açúcar irresistível que aparece meio envergonhado já perto do final do alinhamento a relembrar a banda sonora do Juno. Chama-se Dreamin' e é da autoria do duo islandês Feldberg:


LCD SOUNDSYSTEM NEWS



Depois de ontem ter saído um preview de 30 segundos, hoje já se pode ouvir a faixa toda. É o primeiro single daquele que será o último álbum dos LCD Soundsystem. O álbum chega em Maio e esta Drunk Girls é mais uma grande malha. Para além disso podem ouvir um excerto de outra faixa do disco, Pow Pow, aqui.
Podem ainda ler uma primeira crítica (não totalmente abonatória...) ao álbum, aqui.

Mas calma, não vão já embora! Há mais para ver. Em www.lcdsoundsystem.com acaba de sair o "clip4". Estes "clips" são pequenos vídeos que a banda foi lançando durante as gravações do álbum numa mansão em LA e podem também ver os anteriores, no mesmo sítio.

James Murphy é Deus!

NYPC - THE OPTIMIST

Ora aqui está uma banda pela qual eu tenho um especial carinho. Os New Young Pony Club, da agora loira, mas sempre simpática, Tahita Bulmer, superaram com distinção o desafio do difícil segundo álbum. Neste The Optimist o baixo continua marcante e há faixas que encaixariam perfeitamente no primeiro registo (veja-se Chaos). A evolução nota-se no entanto em algumas envolvências menos festivas, em novidades como We Want To (que me faz lembrar os Metronomy), ou na mais escura Before The Light. Se liricamente o álbum de estreia estava enamorado, este é mais desencantado, numa espécie de ressaca amorosa...





Tahita, se me estás a ler (eu sei que estás), larga a água oxigenada e volta onde foste feliz há uns três anitos, numa certa vila minhota! [esqueci-me só do pequeno pormenor de que os NYPC já estão confirmados no Alive! 2010, a 9 Julho...]

BEAT THE DEVIL'S TATTOO

Os Black Rebel Motorcycle Club, responsáveis por algumas das melhores rockalhadas dos anos 00, acabam de lançar mais um disco. Se há bandas em que o nome encaixa como uma luva, esta é uma delas. Beat The Devil's Tattoo é feito de canções com vida, abrasivas sobre o cabedal preto em pleno Mojave, enquanto se enrola o punho com vigor, sentindo o vento a bater com mais força na barba por fazer, e se aguarda impacientemente pela próxima sequência de curvas. Nada mais interessa naquele momento, nada supera o prazer de andar sem destino à vista, até que os olhos cedam à poeira que teima em nos perseguir...



Conscience Killer:



Bad Blood:


SOLTAS:

Kasper Bjørke - Young Again


MOCK & TOOF (updated)

Os Mock & Toof, que vos apresentei aqui, têm um novo single. E que single, meus amigos! Chama-se Farewell To Wendo, conta com a participação vocal de Pollyester e antecipa o álbum de estreia da dupla. O vídeo que ilustra o tema foi realizado por Trevor Jackson, enquanto o esperado disco chama-se Tuning Echoes. Teremos de aguentar até Maio para lhe deitar a mão...



CLÁSSICOS:

Gil Scott Heron
The Revolution Will Not Be Televised


LCD's LAST ALBUM



Era isto que eu mais temia... Afinal parece que não eram só desabafos, o pior cenário confirmou-se mesmo. James Murphy cansou-se de alimentar o monstro que ele próprio criou. Aquele 10 de Julho vai-me saber pela vida!

O. CHILDREN'S RUINS



Novo single, a mesma expectativa para o debut. Mais desta rapaziada aqui e aqui.

CLASHCLUB, 13 MARÇO 2010

Depois de uma noitada valente no Porto, fiquei com duas certezas: Que a baixa do Porto está a fervilhar e também que iria lá bastante mais regularmente, assim a carteira não se queixasse tanto. Depois de pensar duas vezes antes de não festejar o golo da Briosa frente ao FCP e dar cabo de uma bela francesinha (premiada, dizem...), foi altura para conhecer mais um pouco da zona e continuar a noite no lindíssimo e acolhedor Teatro Sá da Bandeira, para uma edição do Clashclub que prometia bastante. As expectativas foram cumpridas, embora nunca se tivesse passado de forma consistente para o next level. O novato Ali Love confirmou as expectativas e proporcionou belos momentos (até depois de terminada a sua actuação...), os Fischerpooner apresentaram o seu novo espectáculo, maioritariamente atrás dos pratos, mas só com os originais Never Win e Emerge o TSB pegaria fogo, em oposição à incompreensível apatia do público perante Best Revenge. Tempo ainda para o animalesco Huoratron tomar conta dos comandos e contagiar cada alminha presente naquele espaço com a sua energia e poder debitado pelas colunas.
Para uma análise mais detalhada e "por dentro", é favor consultar a crónica do Bruno Silva, no seu Pa Lamber.


REI DO ROQUE

Os GNR, do grande Reininho, preparam-se para lançar um novo disco este ano. Ainda sem nome, já existe no entanto um primeiro single. A música em questão chama-se Rei do Roque e podem ouvi-lo aqui.

LCD SOUNDSYSTEM for YSL

Nova faixa dos LCD Soundsystem, pensada para o desfile "qualquer coisa" de Yves Saint Laurent.
Onze minutos de puro deleite, naquela que é uma versão de um original de Peter Gordon & Love of Life Orchestra. Mais tarde sairá um 12'' com remisturas do próprio Peter Gordon. Desfrutem!



Podem ouvir o original aqui.

TWO DOOR CINEMA CLUB

Os Two Door Cinema Club são um trio composto por Alex Trimble, Kevin Baird e Sam Halliday, todos bastante jovens, que nos chegam da Irlanda do Norte. Depois de alguns singles editados pela francesa Kitsuné, chega agora o primeiro LP, Tourist History.
Feitas as apresentações, vamos ao que interessa (até porque já não são propriamente uma bandazeca indie de quintal)!
Gostam de música bem disposta? Pózinhos de electrónica, guitarras saltitantes, três vozes e refrões orelhudos juntam-se para fazer desta a banda sonora perfeita para esta bela tarde de sol.
O disco recomenda-se com veemência e é mais uma das boas estreias neste excelente 2010.






CLÁSSICOS:


SHY CHILD - LIQUID LOVE

Há umas semanas, aquando da apresentação do vídeo de Disconnected - uma das malhas do ano aqui em casa, avise-se já - comentava eu que havia qualquer problema com esta dupla nova-iorquina. O problema a que me referi era de divulgação/marketing, ou melhor, a falta dela/dele... É com alguma pena que vejo os Shy Child ignorados em blogs normalmente afectos a estas sonoridades, mas rapidamente cheguei à conclusão que o "problema" não é exclusivo de Portugal. Vejam-se os menos de 700 "fãs" no facebook à data...
No que diz respeito à música, Liquid Love aponta numa direcção um pouco diferente do que a banda vinha fazendo. Mais disco e electro-pop e menos new-rave, este disco mostra uma maior apetência pelo formato tradicional da canção, um maior apelo à década de 80, com refrões chorudos e vários candidatos a futuro single.
Com esta viragem na sonoridade, poderão vocês dizer que os Shy Child andam ao sabor das modas. Tudo bem, mas a verdade é que são bons naquilo que fazem!



Para quem só agora se cruzou com esta rapaziada, recomenda-se com veemência o antecessor Noise Won't Stop (2007), carregado de malhas bem viciantes e (mais) energéticas.
No site oficial da dupla podem fazer o download da excelente Criss Cross, a primeira faixa deste novo álbum a ser conhecida e uma das que faz uma maior aproximação ao passado.

STYLO VIDEO

Depois de ser dado a ouvir em primeira mão durante o dia de hoje, Plastic Beach, o impacientemente esperado terceiro álbum de originais dos Gorillaz, ganhou novo fôlego ao final do dia. É o prometido vídeo para o Stylo, com a participação do durão Bruce Willis a fazer papel de... durão. LINDO!


[Já tive de pôr aqui alguns 3 ou 4 vídeos de sítios diferentes, em dois dias. O objectivo desta gente é dificultar a vida a quem gosta de música e a quer ouvir... Vamos lá ver quanto tempo este se aguenta "online"]